terça-feira, 9 de setembro de 2008

Banana e Benefícios


A banana é o quarto alimento mais produzido no mundo, depois do arroz, do milho e do trigo. É um fruto saboroso e nutritivo sendo rico em diferentes vitaminas (vitaminas B6, B9, A, C, K ), minerais (ferro, manganês, magnésio) e em fibras. Devido aos seus constituintes pode ajudar a prevenir um grande número de doenças e condições físicas o que a tornam indispensável na alimentação diária.

A banana apresenta como benefícios um efeito anti-ácido natural que ajuda a aliviar sintomas de azia e casos de úlceras crónicas, uma vez que neutraliza a acidez e a irritação, protegendo as paredes do estômago. Devido ao seu teor rico em fibra, pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue, ajudando no alívio das náuseas e controlando a ansiedade por comida em situaçoes de stress e pressão, ajudando também a normalizar o funcionamento instestinal prevenindo a obstipação.

É uma fonte rica de triptofano, um antidepressivo natural que o organismo transforma em serotonina, conhecida por relaxar, melhorar o humor e aumentar a sensação de bem estar, ajudando a diminuir a depressão e actuando como um incrementador natural do humor.

Previne a anemia devido aos seus níveis elevados de ferro que estimulam a produção de hemoglobina.

O seu teor alto em potássio e baixo em sódio ajuda a prevenir o aumento da pressão arterial, sendo que, ao consumir bananas regularmente, o risco de enfarte pode ser reduzido em 40%, pois os níveis de potássio e magnésio ajudam a normalizar os batimentos cardiacos e a pressão sanguínea.

O consumo de uma banana permite ainda cobrir 40% das necessidades diárias de manganês prevenindo o envelhecimento e as doenças cardiovasculares. Neste sentido, também o folato (vitamina B9), pectinas, provitamina A e vitamina C que possui contribuem na protecção contra o cancro, nomeadamente do cólon, sendo também essencial para a prevenção de defeitos congénitos e envelhecimento.

Os seus sais minerais são ainda um bom fortificante dos ossos uma vez que aumentam a habilidade do organismo para absorver o cálcio.

Estudos indicam que as mulheres que comem bananas 4 a 6 vezes por semana diminuem o seu risco de desenvolver doenças comparativamente com aquelas que nao consomem esta fruta.
Estes são alguns dos bons motivos para fazer uso principal desta fruta que, além de saborosa, tem grande beneficio para a saúde.

É caso para dizer: Uma banana por dia nem sabe o bem que lhe fazia!

Sem comentários:

Enviar um comentário