sábado, 9 de janeiro de 2010

A importância da amamentação - 1ª Parte


A amamentação é o acto de dar de mamar, alimentando desta forma os bebés com leite materno.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a melhor forma de alimentar a criança recomendando-a desde o nascimento até aos 6 meses, exclusivamente. Aos 6 meses, devem ser introduzidos outros alimentos em complemento à amamentação, sendo que esta deve continuar até aos 2 anos ou mais.
O acto de amamentar é muitas vezes encarado com temor e alguma rejeição, devido ao facto de muitas mães não estarem devidamente esclarecidas acerca do seu benefício e recearem que o leite materno não seja suficiente para cobrir todas as necessidades do bebé.
Para que a amamentação seja um sucesso, deve:
- começar logo na primeira hora de vida do bebé;
- amamentar sempre que o bebé pedir, dia e noite;
- evitar usar biberões ou copos em substituição da mama.
Além disso deve:
- amamentar exclusivamente nos primeiros seis meses;
- continuar a amamentar até aos 2 anos ou mais (complementando com alimentos apropriados).
Ainda que pareça um acto inato, amamentar requer uma aprendizagem e alguma informação para aprender a superar algumas dificuldades que possam surgir, evitando optar pelo desmame. Neste sentido, são necessários apoios (familiares ou profissionais) que esclareçam como se amamenta, encorajando as mães a fazerem-no sem receios. É neste sentido que a OMS recomenda que uma mãe deve estar pelo menos 16 semanas, após o parto, dedicada apenas ao bebé, sem preocupações com o trabalho ou com tarefas domésticas. Deve estar unicamente disponível para descansar e amamentar o bebé. O apoio familiar nesta altura é de extrema importância.
Muitas mães que regressam ao trabalho abandonam exclusivamente a amamentação antes dos 6 meses recomendados, porque não têm tempo suficiente, ou um espaço adequado para amamentar ou retirar leite no trabalho. É essencial um espaço seguro, limpo e privado no trabalho para que possam continuar a amamentar. O leite materno pode ser retirado com ajuda de bombas manuais ou eléctricas que ajudam a alimentar o bebé na ausência da mãe.
A amamentação requer aprendizagem, esforço mas acima de tudo muita motivação. Motivação esta que é enfatizada ao ter informação adequada sobre os benefícios de amamentar.
Após os 6 meses, a amamentação não deve diminuir mas ser complementada com outros alimentos que devem ser dados com colher ou copo e não com biberão, devendo dar tempo às crianças para aprenderem a comer alimentos sólidos.
É de notar que existem algumas situações em que algumas mulheres poderão não poder amamentar, sendo exemplo, quando as crianças têm doenças como a fenilcetonúria, em casos de mães com HIV, com sepsis ou quando tomam certas medicações, drogas, álcool, entre outros.
Importância do leite materno
O leite materno nem sempre tem a mesma composição. As modificações são importantes e normais, nos primeiros dias após o parto, as mamas secretam colostro em pequenas quantidades. Esse primeiro leite é muito rico e é o que as crianças precisam. Contem 3 vezes mais proteínas que o leite maduro, dando uma protecção extra ao bebé contra microrganismos e infecções. Também é rico em factores de crescimento que estimulam o desenvolvimento do intestino imaturo do bebé. O leite tem todos os ingredientes que a criança precisa para crescer, mesmo que pareça aguado. O leite muda a composição durante a mamada. O leite final é mais branco porque é mais gordo do que o inicial. Por isso confie no leite que produz! É prático, sempre pronto a usar, limpo, está na temperatura ideal e é grátis.
As fórmulas infantis como substitutos do leite materno não são tão bons porque não possuem anticorpos como o leite materno, que naturalmente protegem de doenças comuns. Não possuem as propriedades anti-infecciosas e os factores de crescimento inerentes ao leite materno. O leite materno protege contra infecções, estimula o sistema imunológico, previne o aparecimento de doenças na idade adulta e melhora o desenvolvimento mental.

Sem comentários:

Enviar um comentário