segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tomate - Cor e Saúde


O tomate é actualmente considerado um fruto e não um legume, embora figure na roda dos alimentos portuguesa no grupo dos legumes. É um dos frutos mais consumidos do mundo e dos mais interessantes do ponto vista nutricional, uma vez que é muito rico num nutriente com grandes poderes antioxidantes – o licopeno. É pobre em calorias e um excelente fornecedor de vitamina C, carotenos, fibras, potássio e ferro.
A grande característica do tomate e que faz dele um alimento de grande importância é o seu caroteno de eleição que é responsável pela sua cor avermelhada e tem o nome de licopeno, um pigmento natural, com forte poder antioxidante que tem sido muito estudado e associado à prevenção de diferentes patologias, designadamente, diferentes tipos de cancro e doenças cardíacas.
Uma característica muito interessante deste antioxidante é que o seu efeito benéfico, aumenta ao ser cozinhado, uma vez que a sua biodisponibilidade aumenta relativamente à sua presença no tomate fresco, o que acresce o seu interesse sempre que é submetido ao calor. Ao contrário de outros nutrientes, a cozedura não destrói o licopeno aumentando a sua assimilação pelo organismo após ser submetido ao calor. Assim molhos, sumos, purés e sopas fornecem mais licopeno ao organismo do que tomates crus.
De todos os carotenóides, o licopeno é considerado um dos mais potentes antioxidantes no combate aos radicais livres. Estes são moléculas muito reactivas implicadas no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, de certos cancros e de doenças ligadas ao envelhecimento como a osteoporose.
Alguns estudos têm indicado que a taxa de cancro é menor entre grandes consumidores de tomate, como no caso do cancro do pulmão e do esófago. Outros indicam também um efeito protector no cancro do pâncreas, cólon, recto, próstata, cavidade oral, seio e colo do útero.
Parece que também está associado a benefícios no sistema imunitário e no funcionamento celular.
O consumo de tomate poderá também conferir uma protecção contra as doenças cardiovasculares, uma vez que diminuem a oxidação dos lípidos do sangue, como por exemplo do colesterol LDL. O risco de doença coronária fica assim diminuído. Pode ainda ajudar na diminuição da agregação plaquetária retardando a formação de coágulos sanguíneos que poderiam obstruir as artérias.
É ainda referido que devido a dois compostos existentes no tomate – o ácido cumárico e o clorogénico – poderá impedir os efeitos das nitrosaminas, potentes carcinogénios formados naturalmente no corpo e presentes no fumo do tabaco. Bloqueando os efeitos das nitrosaminas poderá reduzir os riscos de ter cancro do pulmão.
O tomate assume de facto uma grande importância devido a ser o alimento com maiores quantidades de licopeno, nutriente de extrema importância, uma vez que não é sintetizado no organismo. Neste sentido, alguns estudos indicam que consumir cerca de 6mg de licopeno por dia poderá reforçar os efeitos benéficos deste sobre a saúde – um tomate cru de 123g contem cerca de 3,2mg de licopeno.
Estudos referem que tão pouco como 540 mililitros de líquido do produto de tomate são suficientes para obter os benefícios do licopeno, o que se pode traduzir num copo diário de sumo de tomate, o suficiente para manter uma pessoa saudável.
Por todos estes motivos referidos, o tomate é um alimento a ser consumido diariamente, aproveitando a sua grande versatilidade para ser consumido e preparado de diferentes formas – cru, cozinhado, seco naturalmente, em molhos, sumos, sopas.
Tome atenção quando escolher tomate, certificando-se que escolhe os que têm tons mais brilhantes de vermelho pois têm maior quantidade de betacaroteno e licopeno. Tenha também em consideração que embora o tomate cru seja um alimento excelente, consegue tirar maior proveito do seu potencial se o submeter ao calor, cozinhando-o. O licopeno é localizado na parede celular do tomate, por isso, se o cozinhar num pouco de azeite, este composto é libertado mais facilmente permitindo que seja melhor absorvido pelo seu organismo. Consuma o tomate de diferentes formas! Com todos os benefícios para a saúde que possui e dada a sua versatilidade em pratos culinários, não há motivo para que este alimento não esteja diariamente presente na nossa alimentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário