quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Maçã - "An Apple a day keeps the doctor away" (ditado inglês)


O baixo consumo de frutas e legumes é, actualmente, considerado um dos dez factores de risco associados às principais causas de morte a nível mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Existem, aliás, evidências científicas de que o consumo diário de pelo menos 400g de frutas e legumes poderá reduzir a mortalidade por doenças cardíacas e cancro, numa perspectiva de que 2,7 milhões de vidas podem ser salvas todos os anos se o consumo de frutas e legumes aumentar.
Neste sentido, a maçã é um dos frutos que deve ser incluído diariamente na nossa alimentação pelos benefícios que as suas características nos podem proporcionar.
As maçãs podem desempenhar um papel importante no nosso bem-estar a longo prazo e daí o ditado em inglês referir – “An Apple a day keeps the doctor away” – uma maçã por dia mantém o médico longe de nós. Este facto deve-se à constituição rica deste fruto em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.
A maçã é rica em vitamina A, vitamina C, potássio, fósforo, magnésio, quercetina e fibras solúveis, sendo que 83% da sua constituição é água e fornece apenas 57 Kcal por 100g de fruto.

Benefícios da Maçã:
- Devido a ser baixa em calorias e ter um índice glicémico baixo é adequado para diabéticos;
- Uma maçã de tamanho médio de 112 gramas fornece cerca de 25% da quantidade diária recomendada de vitamina C;
- Sendo rica em fibras, o seu consumo regular pode ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue, ajudando a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares;
- Possui ácido málico e tartárico que podem inibir o crescimento de bactérias causadoras de doenças do tracto digestivo;
- Possui um nível elevado de quercetina, potente antioxidante, com efeitos anti-ateroscleróticos e anti-trombóticos, ajudando a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais.
- É rica em fibra solúvel – a pectina – que forma um gel aumentando os movimentos peristálticos e favorecendo o trânsito intestinal. A pectina liga-se aos ácidos biliares aprisionando substâncias como colesterol e sais biliares, impedindo a absorção do colesterol e ajudando a baixar os seus níveis no sangue. Pelo que, comer maçã regularmente poder ajudar a baixar o colesterol elevado no sangue.
A pectina ajuda ainda a manter os níveis de açúcar estáveis no sangue, uma vez que os açúcares naturais das maçãs são absorvidos lentamente.
Ocorre ainda uma diminuição da absorção de gorduras, porque quando são aprisionados pelas fibras, os sais biliares não emulsionam a gordura e desta forma verifica-se uma diminuição da sua absorção, como acontece com o colesterol.
As fibras, como a pectina, tornam ainda o trânsito intestinal mais fácil e rápida diminuindo o risco de obstipação, hemorróides, diverticulites e cancro do cólon.
Por todo este conjunto de nutrientes e propriedades nutricionais, a maçã é associada à redução do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.
- Possui ácido fosfórico, que é excelente para o cérebro;
- É fonte de vitamina C, reforçando o sistema imunitário, ajudando a cicatrização e combatendo o envelhecimento.

Além da maçã, muitos outros frutos podem e devem ser incluídos na alimentação diária que se quer diversificada e equilibrada.
As frutas e os legumes têm uma grande importância na prevenção do excesso de peso e da obesidade, uma vez que são nutricionalmente muito ricos e são muito pouco calóricos, como verificámos com a maçã, e porque o consumo de alimentos ricos em fibras está associado a maior saciedade e melhor controlo do apetite bem como ao prolongamento do tempo de digestão e esvaziamento gástrico, permitindo o controlo da absorção de nutrientes como a gordura e a glicose.
Inclua na sua alimentação, alimentos de baixo valor energético, ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes protectores de doenças, nomeadamente do excesso de peso e obesidade e das doenças cardiovasculares e cancro.

A maçã, entre outros frutos, é ideal para o dia-a-dia, uma vez que é muito fácil de levar para qualquer lado, numa mala ou mesmo num bolso, sendo saborosa e contendo açúcares naturais que rapidamente fornecem energia ao organismo.
Já comeu fruta hoje?

Sem comentários:

Enviar um comentário